Neuropsicologia

Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano.

Em que consiste o processo:

  • Entrevistas -  2 sessões.

  • Aplicação de teste e escalas – 5 a 7 sessões.

  • visita escolar /equipe multidisciplinar.

  • Devolutiva  – 1 sessão.

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas. Aplica-se em crianças, adultos e idosos.

 

A partir da avaliação neuropsicológica é possível identificar precocemente a presença de algum distúrbio, bem como o grau de sua evolução. Uma vez identificado algum prejuízo funcional, ou alguma alteração cognitiva e/ou comportamental, associada às diversas patologias que afetam o sistema nervoso central, é proposto intervenção ou reabilitação. 

 

Aplica-se em crianças com problemas de: atraso nos marcos de desenvolvimento (andar, falar,etc), alterações comportamentais e dificuldades na aprendizagem escolar, devido a vários fatores, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; atenção, concentração, compreensão, memória, incapacidade para ler, para fazer cálculos, dificuldade em escrever, etc.

 

Adultos com suspeita de comprometimento cognitivo, como histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo craniano, tumor cerebral, epilepsia, distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos; esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas; déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias, etc.

 

Em idosos, onde já se tem uma perda cognitiva natural decorrente da idade ou para avaliar possibilidades de esclerose múltipla, parkinson, Doença de Alzheimer e diversos tipos de Demências; diagnóstico diferencial entre depressão e demência;
 

O exame pode ser solicitado pelo profissional de saúde que está acompanhando o caso (médicos, psicólogos ou fonoaudiólogos,etc), pelos responsáveis ( em casos de guarda de apenas um dos pais o outro deverá ser comunicado do exame) ou pela escola. Também pode ser solicitado pelas empresas em casos de funcionários que tiveram algum acidente de trabalho adquirindo sequelas ou apresentaram alguma alteração de comportamento. 

 

A Reabilitação Neuropsicológica contribui para a inclusão social,  consiste na utilização de técnicas que auxiliam o paciente através de novas estratégias para lidar com as limitações apresentadas, de forma a generalizar o que aprende no consultório, para  se adaptar e ou superar as  dificuldades/limitações que apresenta na vida.

CONTATO: Primeiro contato geralmente ocorre ao telefone, neste momento será agendado a data e horário do  primeiro encontro.

ENTREVISTA INICIAL:  Consulta para  compreensão da queixa, esclarecimento de dúvidas, planejamento de valores e formas de pagamento.

ANAMNESE: Consulta com responsável e familiares para coleta de dados.

AVALIAÇÃO: Aplicação de testes e escalas que avaliam o funcionamento cognitivo, avaliação de aspectos de personalidade e observação clínica.

VISITA ESCOLAR E OU EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: Reunião com profissionais que realizam acompanhamento com o paciente.

DEVOLUTIVA: Entrega do relatório ao paciente e familiares com explicação dos resultados, conclusões e possíveis encaminhamentos.

 

  • w-facebook
São Paulo      11-99109-4178
Piracicaba   19-99895-0777

Segunda - Sexta      08:00 - 12:00

                                    14:00 - 20:00

PSICOLOGIA

NEUROPSICOLOGIA