Psicoterapia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano (interação que o indivíduo estabelece com o meio) e seus processos mentais (competências como a  memória, a aprendizagem, o raciocínio, a emoção, a linguagem, a sensação, a percepção a motivação,etc). 

A psicoterapia auxilia o paciente a encontrar caminhos alternativos para resolver problemas, redimensionar situações, interagir  e adaptar-se da melhor maneira possível. 

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica tem como principal função o diagnóstico e a compreensão de sintomas e queixas, levando em consideração os diferentes ambientes ou contextos nos quais o indivíduo está inserido, a dinâmica familiar e relacional e as características do seu desenvolvimento emocional e cognitivo.

 

Para além do aspecto diagnóstico, a avaliação psicológica infantil pode ter um papel de prevenção, uma vez que possibilita precocemente a identificação de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida. O processo de Avaliação Psicológica consiste em um número limitado de consultas, iniciando com a realização de uma entrevista com os pais, seguindo as sessões com a criança.

 

Ao final do processo de avaliação será feita a devolutiva dos resultados e quando necessário encaminhando-a a outros profissionais especializados tais como: Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional dentre outros.

Psicoterapia Infantil

Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por aquisições, evoluções e desenvolvimentos, que diferem de uma criança para outra quer seja por conta da estimulação ou por conta de própria condição de desenvolvimento da criança. A psicologia infantil é uma área da psicologia que possui profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e o psicólogo pode, mediante técnicas e instrumentos específicos voltados ao atendimento infantil, perceber se o seu desenvolvimento esta dentro dos parâmetros esperados, se esta lentificado ou acelerado.

 

O atendimento psicoterápico é feito de forma delicada e lúdica, através de atividades adaptadas de acordo com a faixa etária. Na maioria dos casos, os encaminhamentos são feitos por pais, professores e familiares quando estes observam alta frequência de comportamentos disfuncionais tais como: chorar, isolamento, agressividade, tristeza excessiva, ansiedade, agitação, mentir, destruir objetos, roubar, entre outros. Crianças que não obedecem aos pais, que desenvolveram obesidade, que tem enurese noturna, aquelas que tem dificuldade de aprendizagem ou de atenção, dificuldades na aquisição da linguagem (escrita ou oral) ou da marcha; lutos e ou perdas (separação dos pais); problemas relacionados com o controle dos esfíncteres; dificuldade com relação ao sono - pesadelos, insônias, medo de dormir sozinha; etc

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