Psicopedagogia

 

É a  área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.

Avaliação Psicopedagógica

Ter um olhar psicopedagógico de um processo de aprendizagem é buscar compreender como eles utilizam os elementos do seu sistema cognitivo e emocional para aprender. E também buscar compreender a relação do aluno com o conhecimento. O processo de aprendizagem ocorre de forma permamente, através da relação estabelecida entre o individuo e o meio que ele esta inserido ( família - escola - sociedade).

 

O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola. Para isso, faz uso de conhecimentos da pedagogia e da psicologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Atua em caráter preventivo ou ainda promove intervenções.

 

A psicopedagogia é uma forte aliada no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, assim como a diversidade de fatores que contribuem para tal, podendo estes serem de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica. A partir de uma investigação sobre a origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções congnitivas. Contribuindo para a construção da autonomia e independência, através da relação com "como eu aprendo" e "como me relaciono com o saber".

 

Recursos como jogos, livros, são utilizados com a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o individuo a desenvolver habilidades para aprendizagem.

 

  • w-facebook
São Paulo      11-99109-4178
Piracicaba   19-99895-0777

Segunda - Sexta      08:00 - 12:00

                                    14:00 - 20:00

PSICOLOGIA

NEUROPSICOLOGIA